7 Dicas Infalíveis Para o Seu Ensaio Gestante
Acredito que de todos os ensaios, o Ensaio da Gestante é o que demanda mais atenção e sensibilidade com o retratado,no caso a mamãe, devido ao aspecto físico (cansaço) quanto ao emocional.
Vale lembrar que nesse post me refiro especialmente ao ensaio externo, o qual estou habituado a fazer, embora algumas dicas são válidas para o ensaio em estúdio também.
Se você ainda tem dúvidas se deve ou não fazer o seu ensaio gestante, dá uma olhada também nesse outro post que eu escrevi sobre os 5 Motivos Para Fazer o Seu Ensaio Gestante e se está com dúvidas sobre lugares também tenho dicas sobre os 3 Lugares Bacanas para Fazer o Seu Ensaio.
Então vamos lá!

1 - Período gestacional ideal
Embora o ensaio possa ser feito em qualquer fase da gestação, indicamos o período entre o 7º e o 8º mês.
Por quê?
Porque entre o 7º e o 8º mês a barriga já está bem visível e o cansaço da mamãe ainda não é tãooooo grande. Dessa maneira o ensaio pode render mais tempo e, consecutivamente, mas fotos ;).
2 - Horário (sempre ele!)
Muito cuidado com o horário do ensaio. Idealmente, a parte da manhã é a mais recomendável por 2 motivos: a mamãe está mais disposta e o sol não está tão quente.
Evite horário como 11:00, 12:00, 13:00, 14:00 e assim por diante. O sol nesses horários é agressivo e a luz não é das melhores.
Caso a parte da manhã não seja uma opção na agenda, prefira o fim da tarde, pois o sol já começa a descer deixando a temperatura mais amena e a luz mais bonita. E quem não gosta de foto no pôr-do-sol?

3 - Roupas
Convenhamos, trocar de roupa com aquele barrigão não é a melhor coisa do mundo. Então por quê levar tantas roupas para trocar durante o ensaio?
Prefira dois looks (sendo que 1 look você já irá vestida) e sempre escolha as roupas considerando o conforto. Dessa maneira você faz apenas uma troca de roupa, não se cansa e garante fotos com looks diferentes.Vai por mim. Vale a pena! :)
Ah! E tente combinar os looks com as roupas do papai! Se pintar alguma dúvida, pergunte ao fotógrafo. Ele vai te ajudar a escolher as melhores roupas para o ensaio.

4 - Maquiagem e Cabelo
Opte sempre por algo mais natural. Ensaios durante o dia não pedem aquele make carregado.Leve sempre o batom para dar aquele retoque durante o ensaio. As unhas também são super importantes para os closes. Se for o caso, agende com um profissional que lhe atenda em sua casa. Isso ajuda muito a reduzir o cansaço.
5 - Protetor Solar e Repelente
Sempre peço para minhas clientes levarem repelente. Em ensaios externos é muito comum aparecer mosquitos e esses podem picar e deixar a pele avermelhada. Por isso sempre leve um repelente se for o caso. O protetor também é imprescindível para o ensaios externos, então cuidado.

6 - Detalhes
Leve brinquedos, roupinhas ou qualquer coisa que faça parte da decoração do quarto do bebê. Esses detalhes enriquecem a história da família e rendem fotos muito bonitas.
7 - Geral
Se você se sentir cansada durante o ensaio, converse com o seu fotógrafo e peça uma pausa. Se tiver alguma foto que queira fazer e o fotógrafo esqueceu, peça. Ele vai lhe agradecer por lembrá-lo. Nós queremos registrar o momento da família da melhor maneira possível!
Espero que essa dicas lhe ajudem a tirar algumas dúvidas e lhe deixe mais a vontade para registrar esse momento tão importante na vida.
Olhar para essas fotos quando nossos bebês já estão crescidos, começando a andar e vestindo nossos enormes chinelos é um prazer enorme. Aproveite!!

Gostou das dessas dicas? Espero que sim!
Se você está nessa fase maravilhosa e quer registrar esse momento especial, que tal batermos um papo e planejarmos esse registro?
Será um prazer participar do momento mais especial da sua vida!
Um abraço!
Isaias Puccinelli